quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rasgai o vosso coração.

O propósito central do livro de Joel é o de salientar que as calamidades eram juízos e advertências de Deus. Ele proclamou que o juízo de Deus estava vindo sobre Judá por causa do pecado e exortou o povo da aliança a observar os acontecimentos à sua volta, a arrepender-se e a voltar de todo o coração a Deus.

O livro de Joel tem 3 capítulos, e neles se reúnem 3 conceitos: Ruína, Arrependimento e Restauração. E nestes, 3 temas são evidentes: Deus julga o pecado, Deus exige arrependimento e Deus restaura e abençoa os que se arrependem e se dedicam a ele.

No cap. 1 o profeta anuncia uma mensagem destinando-a aos líderes e ao povo de Jerusalém, que ambos necessitavam ouvir o prenúncio do Senhor. E no vers.4 o profeta apresenta o quadro calamitoso que a nação se encontrará, decorrente de um ataque de gafanhotos que destruíram tudo; se algo sobrava vinha outro ataque e devorava tudo, assim sucessivamente.

O enfoque disto era descrever o Juízo de Deus, e Joel reconheceu que mais desastres viriam, a não ser que o povo voltasse, completa e imediatamente a cumprir sua aliança exclusiva com Deus.

Podemos concluir que a Igreja Brasileira tem vivido o tempo de Joel, pois temos visto profetas do Senhor sendo despertados para trazer ao seu povo a palavra de que o Juízo de Deus tem vindo sobre a Nação Brasileira, e estes “ataques” que temos sofrido é justamente para que o povo se volte ao Seu Deus em humilhação, arrependimento, choro e gemidos.

Como vemos no versículo seguinte [v.5] "Despertai-vos, bêbados, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca”. Vemos que mesmo diante de um prenuncio tenebroso, o povo de Jerusalém continuava desatento. Facilmente podemos trocar o povo de Jerusalém por certos ministérios, por certas igrejas, pelo povo do Pará, do Brasil, etc. Muitos se encontram como bêbados; o que seria esta expressão? Uma pessoa bêbada ela fica desorientada, perdida, desatenta. Assim que o povo foi comparado, pois não reagiam ao sinal de perigo (que seria o peso do Juízo de Deus e que seria da presença de Deus se retirar daquela terra).

O povo deveria acordar e chorar, um choro que se transformasse em gemido, um choro pelo o que lhes vinha sendo tirado. No texto diz que o ataque de gafanhotos foi justamente em suas plantações, então aquilo que eles mais prezavam (plantações) estava sendo retirado deles; e conosco não tem sido diferente, Deus tem despertado a igreja para acordar, chorar, gemer para que o que ela mais preza (Sua Presença) não seja retirado de seu meio.

Nos versículos seguintes identifica-se a conseqüência da destruição e da condenação severa de Deus ao povo, onde lemos que o cereal foi destruído, a vide secou e as oliveiras murcharam, e que por isto já não havia mais alegria no meio deles. Estes elementos eram o sustento daquele povo, e com o ataque tudo foi destruído, com a intenção de gerar temor e arrependimento no povo.

Assim como para o povo de Jerusalém, estes elementos também fazem parte de nosso sustento, e de forma diferente vamos fazer uma pequena reflexão e analisar como estão as nossas plantações (vidas); se ainda temos estes elementos ou se foram destruídos decorrente do pecado. O cereal é o alimento = palavra de Deus; este elemento ainda existe em nós? Ainda vemos gosto nele? Temos nos alimentado dele?. A vide-vinho representa o sacrifício e o jejum; e este elemento ainda faz parte de nossa caminhada? Em Sl 51:17 entendemos que o sacrifício agradável a Deus é um coração quebrantado, Temos praticado algum sacrifício agradável a Deus? Algum sacrifício físico (de se dispor a falar de Jesus a alguém que mora distante? De ministérios saírem das 4 paredes da igreja e liberar vida neste povo sedento). O jejum é uma prática habitual em sua vida?. As Oliveiras representam o azeite = óleo da unção do Espírito Santo. São dessas árvores que se retira o azeite, cujo símbolo é a unção. Se não há unção em nossas vidas é porque ela murchou. Para retirar o azeite essas árvores são espremidas, se você for espremido hoje, pingará algo da unção do Esp. Santo? Qual a última vez que você teve experiência com o E. S? Quando você ministra, o que você tem liberado? Sem o Esp. de Deus não há adoração genuína, a adoração que tens dado tem passado do teto da sua igreja? Tem chego a Deus?

Nos versículos seguintes (v.11 ao 15) Deus nos confronta a se envergonhar, se arrepender, a uivar porque a colheita do campo pereceu. Cingi-vos de pano de saco e lamentai, vinde e passai a noite lamentando e clamando, pois aqueles elementos não estão mais no campo, pois esses elementos que em sua essência é a Presença de Deus, não há mais em vosso meio. E no capítulo 2 [v.12 a 18] Deus reafirma que quer um povo rendido, com um coração quebrantado e contrito, totalmente entregue e rendido à Ele.

E a fidelidade de Deus é expressa neste livro também, após despertar e confrontar o povo, Ele vem com a Sua restauração [v.21 a 28]; onde Deus afirma que irá mandar chuva no lugar que fora destruído, e irá restituir os anos que foram consumidos, e com isso não era para o povo temer e sim se regozijar. Onde vemos o caráter de um Pai zeloso, fiel, amoroso, cuidadoso, Grande e Poderoso.

Por fim, é importante concluir dizendo que ARREPENDIMENTO que dizer mudança de entendimento acerca de alguma situação, portanto se hoje você entendeu o que Deus quis falar através do livro de Joel, que seu arrependimento traga mudanças, transformação e novos propósitos. E se você entendeu que o Senhor lhe chamou para ser este profeta que se levantara do sono, que suas noites sejam de choro, lágrima e clamor por nossa geração, nosso país, nossa igreja e ministérios. O clamor é expressão de confiança de nossa parte, só clama aquele que confia, e só clama e confia quem entende que Ele está perto.

Um novo tempo está sobre sua vida. Deus abençoe.

Summeren Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário